sexta-feira, 28 de maio de 2010

A batalha por sua mente 2ª parte




A nossa mente é o campo de batalha, o lugar onde devemos enfrentar e vencer Satanás.
Se não encararmos isso tal qual uma realidade, e se não tomarmos as armas para lutar e expulsar Satanás desse campo de batalha, viveremos em constante derrota, afinal nossa mente é o “Q.G.”, o centro de comando, o lugar de onde nascem as nossas decisões, estratégias e vontades. Se deixarmos que o inimigo se apodere, ou mesmo que infiltre um “agente”, a derrota será eminente, nunca venceremos a guerra totalmente.


Sem assumirmos todas as áreas de nossas mentes sempre seremos levados ao engano e com isso expomos um ponto de vulnerabilidade, onde com certeza seremos atacados.


· A Estratégia que o inimigo usa:


Mesmo que a vitória, já nos tenha sido garantida por nosso general, Jesus Cristo, o inimigo nunca desistirá de minar nossas forças como indivíduos, pois a estratégia de todo conquistado é a guerrilha, ou seja, uma guerra travada não em batalhas grandiosas, mas sim pequenas investidas, visando ações em que é enfraquecido a moral da tropa, ou seja ações “pessoais” contra os soldados propriamente ditos, em outras palavras; “nós” somos o alvo primário.
Quando Satanás caiu ele levou consigo a terça parte dos anjos do céu, ou seja, o Senhor tem no mínimo o dobro de contingente que o diabo nas regiões celestiais. Portanto, Satanás não ousa um embate direto com Deus, pois já provou de derrota (Isaías 14:12), por isso ele usa de seus ardis, para minar a resistência e o moral das tropas que são ainda vulneráveis às suas investidas.
As artimanhas de Satanás são a tempos conhecidas dos servos do Senhor, no entanto a maioria, por muito achar que as conhece, quando se deparam com as mesmas na verdade não as “reconhecem” e por isso acabam caindo em armadilhas mentais formuladas pelo diabo.


Assim ele procede desde os tempos de Adão e Eva, astuciosamente manipulando, mentindo, levando ao engano (Gn 3:4-6). Pois Satanás ao perceber que Eva estava vulnerável a uma investida, não deixou passar a oportunidade, e como todos sabemos, obtendo êxito em sua empreitada de semear dúvidas na mente de Eva, para que ela questionasse a palavra de Deus, e a mesma estratégia é usada por ele ainda hoje.


O primeiro erro de Eva foi o de emprestar seus ouvidos a serpente, que mentiu e contradisse a palavra do Senhor, chegando a garantir que ela não morreria, o que de certa forma era uma verdade, afinal Eva não morreu fulminada ao morder do fruto. Porém o que Deus havia dito era que se eles comessem do fruto, eles morreriam, mas não no mesmo instante, mas que iriam morrer um dia, um destino que não lhes pertencia antes. “Morrer” denota afastamento de Deus (morte espiritual). Também significava que perderiam a imortalidade pois o homem não foi criado para morrer!


O segundo erro de Eva foi o de conversar com a serpente, abrindo espaço para que o mesmo argumentasse e interagisse com ela, dando-lhe acesso á sua mente, onde acabou sendo o lugar de derrota de Eva, portanto, para não cometer os mesmo erros de Eva, devemos deixar de dar ouvidos a Satanás, identificarmos a sua voz e rejeitar de imediato, não querendo argumentar.


Para discernir a voz de Satanás, devemos conhecer a Palavra de Deus e saber como o inimigo ataca, estreitando nosso relacionamento com Cristo, de modo que conheçamos a sua voz (João 10:2-5), caso contrário seremos enganados pela voz do diabo.


No próximo post (amanhã) falaremos sobre "O campo da imaginação".


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário